O que são Gaps no Gráfico de Preços?

Gaps são faixas de preço onde não ocorreram negociações. Entretanto, não são apenas espaços vazios no gráfico, os gaps trazem consigo uma série de informações importantes que podem influenciar a percepção do investidor sobre o movimento do preço. A sua interpretação pode variar de um claro indicativo de força até uma expectativa de reversão, dependendo do contexto no qual o gap é formado.

Um gap de alta é formado quando os preços abrem acima do preço máximo do dia anterior e este gap não é fechado durante o pregão. Num gap de baixa ocorre o inverso, os preços abrem num nível abaixo do preço mínimo do dia anterior e este não é fechado posteriormente pela linha de preço. Desde que não fechados, os gaps de alta são sinais de força e os gaps de baixa são sinais de fraqueza na tendência do ativo. O fechamento acontece quando a linha de preço faz uma correção, passa novamente e cobre o espaço vazio (gap). Os gaps são mais comuns em gráficos diários, mas podem aparecer embora raro, em gráficos semanais e mensais.

“A manipulação é a principal desculpa usada para justificar as perdas de especuladores despreparados”.

Jesse Livermore

Acreditou-se durante muito tempo na máxima de que “gaps devem ser sempre fechados”. Ou seja, após um gap ter sido criado, a linha do preço deve sempre voltar para fechá-lo, mas na verdade isto nem sempre ocorre.

Entretanto, é muito comum quando grandes gaps ocorrem que o mercado siga na direção oposta ao gap, fazendo uma correção dessa extrema distorção para tentar fechá-lo. Após tal correção, o mercado volta a seguir a tendência do gap, ou seja, num grande gap de baixa o mercado sobe durante alguns minutos, a linha do preço fecha o gap e então volta a cair. Num gap de alta o contrário, o mercado cai durante alguns minutos, a linha do preço fecha o gap e então volta a subir.

Em vários momentos os gaps sinalizam a reversão da tendência e marcam topos e fundos, extremos de tendências de alta e de baixa. Ao interpretamos porque os gaps ocorrem em diferentes pontos do gráfico podemos utilizá-los como uma oportunidade de negócio. A interpretação de um gap pode variar de um claro indicativo de força ou de fraqueza até uma expectativa de reversão, dependendo do contexto no qual o gap se manifesta. Portanto, sua interpretação deve feita juntamente com a análise de candlesticks e de suporte e resistência.

Mitos sobre gaps: Os gaps sempre se fecham – Fechar um gap quer dizer que alguns dias após ocorrer um gap na linha de preço do gráfico haverá um movimento de compensação do mercado na direção contrária à do gap. Ou seja, a linha de preços cobrirá o espaço deixado pelo gap.

Os investidores institucionais monitoram o mercado durante o dia e tomam vantagem do preço de abertura, vendendo quando gaps de alta ocorrem e comprando quando gaps de baixa ocorrem. Negociam contra os extremos de mercado esperando a volta à normalidade, assim fechando tais gaps.

Entretanto, nem todos os gaps se fecham. Os gaps de rompimento não se fecham, marcam a reversão da tendência e são mantidos abertos. Apenas os gaps comuns e os de exaustão se fecham, logicamente porque a tendência do mercado se reverteu e não porque isto seja uma regra.

“Uma das coisas mais úteis que alguém pode aprender é desistir de agarrar o último ou o primeiro centavo. Esses dois são os centavos mais caros do mundo”.

Jesse Livermore

Adquirida já por R$ 19,50 todo o CONTEÚDO dos módulos de Introdução, Análise Técnica, Estratégias de Investimentos e Análise Fundamentalista no Ebook Capital e Valor nos formatos KindlePDF e EpubClique aqui para maiores informações!

Além dos artigos de educação financeira, o portal Capital e Valor disponibiliza Análises Financeiras, Cotações e Múltiplos calculados em Tempo Real, Evolução dos Resultados e Indicadores em Gráficos Interativos, Rankings de Desempenho Setorial e Geral das S/A, um Banco de Dados em planilha com os Resultados Trimestrais Históricos (ITR e DRE), Múltiplos e Cotações de mais de 376 empresas listadas na Bovespa, bem como um Módulo Financeiro para controle de finanças pessoais, planejamento e evolução econômica. Acesse aqui e aproveite dos nossos serviços.