Indicadores da Tendência dos Preços

Indicadores de tendência foram desenvolvidos para seguir a tendência do preço. Possuem uma inércia natural, ou seja, não foram projetados para sinalizar mudanças de forma rápida assim como fazem os osciladores. Funcionam bem quando o preço de um ativo está numa tendência definida, porém, não antecipam mudanças nos preços, apenas indicam se estão subindo ou caindo, não sendo tão úteis durante as fases de acumulação e de distribuição.

Em função disso, definem o momento de entrada e saída com certo atraso. Assim como os rompimentos de linha de tendência, esses indicadores geram sinais de compra e de venda alguns dias após o preço do ativo já haver mudado de tendência. Isso faz com que o investidor perca parte do movimento, entrando ou saindo do mercado com atraso e negociando a preços menos favoráveis.

Diminuir o período do indicador fará com que seus sinais acompanhem melhor os movimentos dos preços. Mas infelizmente, fará com que gere um maior número de sinais precipitados de compra e venda. Logo, não se pode ter uma coisa sem a outra, o que é o grande defeito de todos os indicadores de tendência.

A melhor saída então é conjugar uma gama de ferramentas de análise e diferentes indicadores, identificando convergências e divergências entre seus sinais e o movimento da linha do preço.

“A descoberta consiste em ver o que todos viram e pensar no que ninguém pensou“.

Nagyrapolt

Adquirida já por R$ 19,50 todo o CONTEÚDO dos módulos de Introdução, Análise Técnica, Estratégias de Investimentos e Análise Fundamentalista no Ebook Capital e Valor nos formatos KindlePDF e EpubClique aqui para maiores informações!

Além dos artigos de educação financeira, o portal Capital e Valor disponibiliza Análises Financeiras, Cotações e Múltiplos calculados em Tempo Real, Evolução dos Resultados e Indicadores em Gráficos Interativos, Rankings de Desempenho Setorial e Geral das S/A, um Banco de Dados em planilha com os Resultados Trimestrais Históricos (ITR e DRE), Múltiplos e Cotações de mais de 376 empresas listadas na Bovespa, bem como um Módulo Financeiro para controle de finanças pessoais, planejamento e evolução econômica. Acesse aqui e aproveite dos nossos serviços.