Indicador MACD – Moving Average Convergence Divergence

O MACD é um oscilador de média móvel que utiliza a relação entre 2 médias móveis exponenciais de 12 e 26 períodos. Uma média móvel de 9 períodos chamada de linha MACD é utilizada como gatilho para os sinais de compra e venda.

O sinal de compra é gerado quando a media móvel de 12 períodos (a mais rápida) cruza de baixo para cima a media de 26 períodos (lenta), estando abaixo da linha de gatilho (média de 9 períodos da diferença entre as medias 12/26). O sinal de venda por sua vez é disparado quando a média móvel mais rápida (12) cruza para baixo da média mais lenta de (26), estando acima da linha de gatilho.

O grande diferencial do MACD é funcionar como um indicador de tendência e um oscilador ao mesmo tempo, fazendo com que seus sinais reajam rapidamente às mudanças no preço do ativo. A função de oscilador antecipa os movimentos do preço indicando se o ativo está super-comprado quando as linhas estão muito acima do zero e, se o ativo está super-vendido, quando as linhas estão muito abaixo do zero. Os cruzamentos acima da linha zero e abaixo dela podem ser utilizados como indicadores de compra e venda. Apesar disso, em relação aos demais osciladores o MACD demora mais para indicar reversões no preço ou oportunidades de compra e venda próximas aos fundos e topos do mercado.

Quando a linha de preço e a linha MACD seguem juntas o mesmo sentido, isso indica que os preços continuarão na sua tendência. Uma divergência entre o sentido da linha de preço e da linha MACD indica uma possível reversão de tendência. Numa tendência de alta uma divergência de baixa ocorre quando os preços continuam subindo e a linha MACD na região super-comprada começa a cair. Numa tendência de baixa uma divergência de alta ocorre quando os preços continuam caindo e a linha MACD na região super-vendida começa a subir. Essas divergências indicam topos e fundos.

No gráfico temos um exemplo do uso do MACD. O sinal de compra é disparado quando a linha MACD, abaixo do zero (super-vendido), cruza acima da média móvel. O sinal de venda é disparado quando a linha MACD, acima do zero (super-comprado), cruza abaixo da linha de média móvel. É possível visualizar um engolfo de baixa no dia em que o sinal é disparado, o que acontece antes dos preços quebrarem o suporte.

“Adoro as coisas simples. Elas são o último refúgio de um espírito complexo”.

Oscar Wilde

Histograma do MACD

É uma variação do MACD, consiste na média da diferença entre uma média móvel de curto período e uma de longo período, visualizada através de barras dentro do campo de um histograma. O oscilador será positivo se a média curta estiver acima da média longa e será negativo se a média curta estiver abaixo da media longa. O grande diferencial que este indicador oferece é antecipar a reversão do mercado, pois indica com antecedência o cruzamento das medias do MACD.

O melhor sinal de venda acontece quando as barras do histograma MACD estão acima de zero e começam a cair (diminuir). Ao ultrapassar a linha zero temos a confirmação da reversão da tendência de alta. O melhor ponto de compra acontece quando as barras do histograma MACD estão abaixo de zero e começam a subir  (diminuir). Ao ultrapassar a linha zero temos a confirmação da reversão da tendência de baixa.

No gráfico temos um exemplo do uso do histograma MACD. O sinal de compra é disparado quando as barras abaixo da linha zero começam a diminuir, antes mesmo dos preços quebrarem a resistência. O sinal de venda é disparado quando as barras acima da linha zero começam a diminuir, antes mesmo dos preços quebrarem o suporte.

O histograma antecipa pontos de reversão e indica topos e fundos de mercado. A tendência dos preços é indicada pelo tamanho das barras e, portanto, é fundamental  observar se o tamanho das barras está aumentando ou diminuindo. Quando o histograma está positivo e começa a diminuir para zero a tendência de alta está se enfraquecendo. Quando o histograma está negativo e começa a aumentar para zero a tendência de baixa está chegando ao fim.

Quando a linha dos preços acompanha as barras do histograma MACD é sinal de que a tendência continuará seu sentido (convergência). Mas quando há divergência, ou seja, se os preços continuam subindo e o histograma gera barras menores, temos um sinal de fraqueza na tendência de alta e uma reversão pode estar próxima. E na tendência de baixa se os preços continuam caindo e o histograma começa a gerar barras menores temos um sinal de fraqueza na tendência de baixa e de uma possível reversão.

O histograma MACD pode ser utilizado em gráficos semanais para identificar a tendência principal dos preços do ativo. O simples fato da diferença de tamanho entre as barras estar diminuindo indica uma possível mudança no sentido dos preços. Se estiver positivo e a próxima barra formada for menor em relação à anterior temos um sinal de venda. Se estiver negativo e a próxima barra formada for menor em relação a anterior temos um sinal de compra. Tendo sido determinada a tendência principal dos preços parte-se para a análise do gráfico diário do ativo.

Divergências entre o movimento da linha de preço e o do histograma MACD são importantes para antecipar mudanças na direção dos preços. Uma divergência baixista ocorre quando a linha do preço sobe e o histograma MACD forma uma barra menor (estando ambos positivos), indicando que um possível topo está próximo. Uma divergência altista ocorre quando a linha do preço cai e o histograma MACD forma uma barra menor (estando ambos negativos), indicando que um possível fundo está próximo.

“Não confie na sua própria opinião e detenha os seus julgamentos até que o movimento do mercado confirme o seu prognóstico”.

Jesse Livermore

Adquirida já por R$ 19,50 todo o CONTEÚDO dos módulos de Introdução, Análise Técnica, Estratégias de Investimentos e Análise Fundamentalista no Ebook Capital e Valor nos formatos KindlePDF e EpubClique aqui para maiores informações!

Além dos artigos de educação financeira, o portal Capital e Valor disponibiliza Análises Financeiras, Cotações e Múltiplos calculados em Tempo Real, Evolução dos Resultados e Indicadores em Gráficos Interativos, Rankings de Desempenho Setorial e Geral das S/A, um Banco de Dados em planilha com os Resultados Trimestrais Históricos (ITR e DRE), Múltiplos e Cotações de mais de 376 empresas listadas na Bovespa, bem como um Módulo Financeiro para controle de finanças pessoais, planejamento e evolução econômica. Acesse aqui e aproveite dos nossos serviços.