Indicador Estocástico

O oscilador estocástico defende a hipótese de que à medida que o preço de um determinado ativo sobe, os preços de fechamento tendem a acontecer mais próximos dos preços máximos do período e, à medida que seu preço cai, os preços de fechamento tendem a acontecer mais próximos dos preços mínimos. É composto pela linha %K e sua média %D, possuindo uma escala de 0 a 100. A linha %K apresenta-se de uma forma contínua enquanto a %D é a linha tracejada, onde %K é a chamada linha rápida e %D linha de média.

Além disso, o indicador possui duas linhas de referência em 20% e 80% que convencionalmente delimitam os extremos super-comprado (80% – 100%) e super-vendido (20% – 0%). Ele mede a capacidade do preço em fechar próximo ao valor máximo atingido no período ou de fechar próximo do valor mínimo atingido. O estocástico pode ser utilizado em períodos (14x3x3) ou (5x3x3), este último tem a desvantagem de ser mais sensível e de fornecer mais falsos sinais.

O sinal de venda é dado quando as linhas estão acima de 80 e a linha %K cruza abaixo da linha %D. O sinal de compra é dado quando as linhas estão abaixo de 20 e a linha %K cruza acima da linha %D.

"A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos".

Platão

No gráfico temos um exemplo do uso do Estocástico. O sinal de compra é disparado quando a linha %K na região super-vendido cruza acima de sua média %D e acima de 20. O sinal de venda é disparado quando a quando a linha %K na região super-comprado, cruza abaixo de sua média %D e abaixo de 80.

Provavelmente a melhor indicação do estocástico não seja comprar abaixo de 15 ou vender acima de 85, mas não comprar quando o indicador estiver acima de 85 e não vender quando estiver abaixo de 15. Isso porque as chances de reversão da tendência são maiores.

No gráfico temos um exemplo do uso do Estocástico. O sinal de compra é disparado quando a linha %K, na região super-vendido, cruza acima de sua média %D e acima de 20. O sinal de venda é disparado quando a quando a linha %K, na região super-comprado, cruza abaixo de sua média %D e abaixo de 80.

Divergências entre as linhas do Estocástico e a linha dos preços nas regiões 20 (super-vendido) e 80 (super-comprado) são sérios avisos de reversão. Uma divergência baixista ocorre na região super-comprada, quando a linha %K faz 2 pontos de máximos, sendo o segundo abaixo do primeiro, enquanto que a linha do preço faz 2 máximos iguais ou um segundo maior que o primeiro.

Uma divergência altista ocorre na região super-vendida, quando a linha %K faz 2 pontos de mínimo, sendo o segundo superior ao primeiro, enquanto que a linha dos preços faz 2 mínimos iguais ou um segundo menor que o primeiro. Sempre que a linha do indicador falha em acompanhar a linha do preço há indicação de fraqueza na tendência dos preços e que uma possível reversão está por vir, principalmente quando ocorrer nos extremos do indicador.

“Um investidor deve seguir seu método de análise e sempre obedecer a suas regras”.

John Murphy

Adquirida já por R$ 19,50 todo o CONTEÚDO dos módulos de Introdução, Análise Técnica, Estratégias de Investimentos e Análise Fundamentalista no Ebook Capital e Valor nos formatos KindlePDF e EpubClique aqui para maiores informações!

Além dos artigos de educação financeira, o portal Capital e Valor disponibiliza Análises Financeiras, Cotações e Múltiplos calculados em Tempo Real, Evolução dos Resultados e Indicadores em Gráficos Interativos, Rankings de Desempenho Setorial e Geral das S/A, um Banco de Dados em planilha com os Resultados Trimestrais Históricos (ITR e DRE), Múltiplos e Cotações de mais de 376 empresas listadas na Bovespa, bem como um Módulo Financeiro para controle de finanças pessoais, planejamento e evolução econômica. Acesse aqui e aproveite dos nossos serviços.