Análise da Convergência / Divergência dos Indicadores

Divergência é o oposto da confirmação, acontece quando os indicadores não se confirmam ou um indicador não confirma o movimento da linha do preço. A análise de convergência/divergência é feita pela comparação entre o movimento da linha do preço e o movimento das linhas do indicador. Convergências são situações onde novos máximos/mínimos na linha do preço têm seus correspondentes novos máximos/mínimos nas linhas do indicador. Em cada uma destas situações a tendência altista ou baixista é confirmada.

Inversamente, as divergências descrevem situações onde esta correspondência entre topos e fundos não ocorre. As divergências são baixistas quando numa tendência de alta os novos topos na linha do preço não são correspondidos pelos topos das linhas do indicador. As divergências são altistas quando esta correspondência não ocorre nos fundos de uma tendência baixista. Um importante requisito na análise de convergência / divergência é que esta ocorra próximo aos extremos dos indicadores e preferencialmente em nível de suporte e resistência da linha do preço.

Divergências baixistas ocorrem em tendências de alta:

Situação 1 - O preço faz um novo topo mais alto que o anterior e  o indicador falha ao fazer um topo mais alto, formando 2 topos iguais (topo duplo).

Situação 2 - O preço faz um novo topo mais alto que o anterior e o indicador falha ao fazer um topo mais alto, formando um segundo topo mais baixo que o primeiro.

Situação 3 - O preço faz um novo topo no mesmo nível do anterior e o indicador falha ao fazer um topo no mesmo nível, formando um segundo topo mais baixo que o primeiro.

Divergências altistas ocorrem em tendências de baixa:

Situação 1 - O preço faz um novo fundo mais baixo que o anterior e o indicador falha ao fazer um fundo mais baixo, formando 2 fundos iguais (fundo duplo).

Situação 2 - O preço faz um novo fundo mais baixo que o anterior e o indicador falha ao fazer um fundo mais baixo, formando um segundo fundo mais alto que o primeiro.

Situação 3 - O preço faz um novo fundo no mesmo nível do anterior e o indicador falha ao fazer um fundo mais baixo, formando um segundo fundo mais alto que o primeiro.

As divergências entre os indicadores e a linha do preço têm grande valor para o investidor. Dão sinais claros para aproximar os stops devido ao enfraquecimento da tendência do preço, ou mesmo, o avisa com antecedência de uma possível reversão. Cabe observar que a constatação de uma divergência não significa que a tendência principal do mercado deverá ser revertida, mas que este último movimento no sentido da tendência está próximo de se exaurir.

“As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras”.

Friedrich Nietzsche

No gráfico temos o exemplo de uma divergência baixista entre a linha do preço e o histograma MACD. A linha do preço sobe fazendo 2 topos de mesma altura (topo duplo) e o histograma faz um topo seguido de outro mais baixo. Essa divergência indica fraqueza da tendência de alta e sinaliza sua reversão.

No gráfico temos o exemplo de uma divergência altista entre a linha do preço e o histograma MACD. A linha do preço faz 2 fundos (fundo duplo), sendo o segundo fundo mais baixo que o primeiro, e o histograma faz um fundo duplo, sendo o segundo fundo acima do primeiro. Essa divergência indica fraqueza da tendência de baixa e sinaliza sua reversão.

No gráfico é possível visualizar uma divergência baixista entre a linha do preço e o estocástico. Enquanto o preço sobe a linha do estocástico está descendente.

“Pensar apenas no que pode acontecer no futuro pode fazer com que os sinais que se recebe no “agora” passem despercebidos”.

Ed. Seykota

Adquirida já por R$ 19,50 todo o CONTEÚDO dos módulos de Introdução, Análise Técnica, Estratégias de Investimentos e Análise Fundamentalista no Ebook Capital e Valor nos formatos KindlePDF e EpubClique aqui para maiores informações!

Além dos artigos de educação financeira, o portal Capital e Valor disponibiliza Análises Financeiras, Cotações e Múltiplos calculados em Tempo Real, Evolução dos Resultados e Indicadores em Gráficos Interativos, Rankings de Desempenho Setorial e Geral das S/A, um Banco de Dados em planilha com os Resultados Trimestrais Históricos (ITR e DRE), Múltiplos e Cotações de mais de 376 empresas listadas na Bovespa, bem como um Módulo Financeiro para controle de finanças pessoais, planejamento e evolução econômica. Acesse aqui e aproveite dos nossos serviços.